AguiarFloresta - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar
E.N. 2 - Centro de Camionagem - loja 4
5450-011 Vila Pouca de Aguiar
Telf: 259 417 634 Fax: 259 417 638
E-mail: geral@aguiarfloresta.org
Web: aguiarfloresta.org
Assistência Técnica

 

A AGUIARFLORESTA presta assistência técnica na área da gestão micológica dos espaços agro-florestais através de visitas às propriedades dos seus associados.

Dependendo das espécies que constituem a massa florestal, a sua condução e a sua idade, podem surgir espécies de cogumelos com maior ou menor interesse comercial, em maior ou menor abundância.
 
A gestão destes factos aliada à possibilidade de nalgumas situações ser possível aumentar as produções através de inoculações, fazem deste recurso um aliado incontornável da gestão florestal em áreas de fraca produtividade lenhosa.
 
A regulamentação e gestão especializada apresenta várias vantagens para os diferentes intervenientes, que se passam a enumerar:
 
NA ÓPTICA DOS PROPRIETÁRIOS:
  • Participação económica num recurso que lhe pertence;
  • Controlo da circulação de pessoas nas suas propriedades;
  •  As acções promotoras da produção de cogumelos coincidem com as boas práticas florestais, favorecendo a evolução dos povoamentos e consequentemente o aumento das produtividades lenhosas;
  •  Manutenção do potencial produtivo do recurso micológico através da implementação de normas de apanha;
  • Gestão integrada deste recurso com os outros (Ex. Caça, Exploração florestal, etc.);
  • A regulamentação da exploração do recurso micológico permite a promoção de acções de turismo ambiental que visam a divulgação dos cogumelos silvestres e promovem, paralelamente, a preocupação ambiental.
 
NA ÓPTICA DOS APANHADORES:
  • Beneficiam das acções de formação acerca de espécies com interesse comercial e normas de apanha;
  • A gestão especializada do recurso induz acréscimos na produção de cogumelos, pelo que de uma forma geral aumenta o rendimento dos apanhadores;
  • O controlo do número de apanhadores por unidade de área impede invasões fazendo com que cada apanhador recolha mais cogumelos;
  • A proibição de práticas de apanha destrutivas leva a uma sustentabilidade do recurso de que todos beneficiam;
  • A concentração da venda dos cogumelos pode ser vantajosa também para os recolectores.
 
NA ÓPTICA DOS COMPRADORES DE COGUMELOS:
  • A gestão sustentável do recurso micológico, por si só conduz à sustentabilidade da sua actividade;
  • A concentração das compras reduz os custos de aquisição da matéria-prima.
  • A clarificação do circuito comercial torna esta actividade menos sinuosa.
Produção de cogumelos saprófitas
 
No apoio à produção a assistência técnica prende-se com questões relacionadas com o funcionamento das produções, em termos de boas práticas, pré-requisitos, …, permitindo um controlo adequado das intervenções a realizar desde a instalação da produção até à expedição do produto.
 
A produção de cogumelos, utilizando como substrato a biomassa florestal disponível na região, afirma-se ao produtor como uma real alternativa ou complemento da agricultura e da exploração florestal, pois pode proporcionar uma melhoria do rendimento económico e funcionar também como um estímulo para a fixação da população rural.
 
Apoio à comercialização de cogumelos
 
A AGUIARFLORESTA apoia a comercialização directa dos cogumelos dos seus associados, actuando como “elo de ligação” entre estes e os canais comerciais existentes.
 
Este apoio técnico é essencial ser devidamente explorado tendo em vista o aumento do rendimento das explorações florestais dos nossos associados.