imprimir partilhar
Gastronomia-Castanhas

 

Perna de borrego com castanhas

Ingredientes:
 
1,2 kg de perna de borrego; 1 colher (de sopa) de massa de pimentão; 4 dentes de alho; 2,5 dl de vinho branco; 800 g de castanhas; 1 cebola; Sal, pimenta e alecrim q.b.
 
Limpe a panela de borrego de peles e gorduras. Tempere-a com sal, pimenta , a massa de pimentão, os alhos esmagados, um raminho de alecrim e regue-a com o vinho. Deixe-a marinar por cerca de dez minutos. Descasque as batatinhas e golpeie as castanhas. Reserve-as. Disponha, num tabuleiro, a cebola às rodelas e sobreponha-lhe a perna de borrego. Leve-a ao forno a 180c por quarenta minutos. Regue ocasionalmente com o líquido da marinada. A cerca de 20 minutos do final da confecção, ladeie a carne com as batatinhas. À parte, noutro tabuleiro, asse as castanhas com sal. Retire a carne do forno. Triture o molho do assado com 2 decilitros de água e leve ao lume até ferver. Sirva as batatinhas e as castanhas assadas, regadas com o molho do assado e decorada com alecrim.
 
Arroz de castanhas com passas
 
 Ingredientes:
 
350 g de arroz; 5 colheres(sopa) de óleo; 0,5 Kg de castanhas pequenas; 100 g de uvas passas; sal q. b.; 1 colher (sopa) de margarina; 0,5 l de água quente.
 
Lave e enxugue muito bem o arroz. Dê um golpe nas castanhas, coza-as em água temperada com sal e tire-lhes a casca e a pele sem as partir muito. Lave muito bem as uvas (passas) para perderem parte do açúcar. Deite óleo o num tacho, junte o arroz, leve ao lume, vá mexendo e, quando o arroz estiver a ficar um pouco alourado, junte 0,5l  de água quente, tempere com sal, tape e deixe cozer em lume moderado (no mínimo) até o arroz estar enxuto e cozido, o que poderá verificar provando um grão de arroz. (se cozinhar o arroz na panela de pressão, o tempo será de 8m ). Junte-lhe então a margarina, misture bem e, em seguida, junte as castanhas cozidas e as passas e misture também. Deixe ficar 5m abafado fora do lume e sirva. É uma delícia para acompanhar carne.     
 
 
Castanhas em licor
 
 2 kg de castanhas; 2 folhas de louro;  6 cravos de cabecinha; 600 g de açúcar; 1 copo de rum ou brandy.
 
Retire a pele exterior às castanhas sem as rasgar nem as deformar. Depois leve-as e meta-as a cozer em água com as folhas de louro e os cravinhos, devendo cozer 30 m em lume moderado; depois escorra-as e deixe-as arrefecer. Com muito cuidado e utilizando a ponta de uma faquinha retire-lhes a pele interior .
 
Num tacho de esmalte, deite 600 g de açúcar e 1 litro de água, tape leve ao lume para levantar fervura, depois retire a tampa e deixe ferver durante 6  minutos exactos; junte-lhe então as castanhas com cuidado e deixe-as ferver em lume moderado durante 5 minutos e com o tacho tapado. Ao fim deste tempo retire o tacho do lume e com cuidado vá retirando as castanhas que estão inteiras e deite-as em frascos de boca larga. Passe o xarope por um passador e faça-o ferver; 3 minutos. Junte-lhe depois o brandy ou rum e retire do lume. Quando este xarope estiver frio deite-o sobre as castanhas até encher os frascos; limpe-os cuidadosamente em volta e feche-os.
 
Guarde-os em lugar fresco e arejado e esperem 2 ou 3 semanas. Depois, utilize as castanhas como sobremesa delicada.

Nota importante: se ao abrir o frasco o produto estiver gaseificado e com cheiro desagradável o que só dificilmente pode acontecer, terá de ser rejeitado.

 
 
  Floresta
Projectos Florestais
ZIF's
Certificação Florestal
Fogo Controlado
Sapadores Florestais
Pragas e Doenças
 
  Apicultura
Associados Apicultores
Programa Apícola Nacional
Zona Controlada
Assistência Técnica
Modo Produção Biológico
Formação
 
  Castanicultura
Associados Produtores
Assistência Técnica
Formação
Projecto-REFCAST
Gastronomia
 
  Micologia
Produtores/Recolectores
Assistência Técnica
Formação
Parque Micólogico
Gastronomia
 
  Caça & Pesca
Associados-Caça
Assistência Técnica-Caça
Formação-Caça
Associados-Pesca
Assistência Técnica-Pesca
Formação-Pesca
 
  Ambiente
Visita à Região
Educação Ambiental
 
 
CAMPANHAS
campanhas
 
 
 
"Arvore Mãe"
"Ideias Sustentaveis"
 
 
PARCERIAS
 
 
NOTÍCIAS
XVIII Fórum Nacional de Apicultura  
FORMAÇÃO MOD. CERTIFICADA_"Maneio Apícola"  
Plano de Fogo Controlado 2017-2022 para o Concelho de VILA POUCA DE AGUIAR  
VESPA DAS GALHAS DO CASTANHEIRO JÁ ESTÁ NO CONCELHO DE VILA POUCA DE AGUIAR  
SEMINÁRIO A APICULTURA NA ATUALIDADE  
Praga da vespa asiática já chegou à região e põe em risco a produção de castanha  
Projeto de certificação pretende aumentar competitividade do setor florestal  
EconoMountain  
Simpósio Internacional  
Jornadas Técnicas de Empreendedorismo no Alto Tâmega  
Execução de fogo controlado - Abril/Maio de 2014  
Plano de Ação de Promoção do Empreendedorismo no Alto Tâmega  
Feira Gastronómica do Cabrito, Castanha e cogumelos, em Vila Pouca de Aguiar.  
FEIRA DAS CEBOLAS 2014  
Feira do Mel e do Artesanato 2014