imprimir partilhar
Parque Micológico Alto-Tâmega

 

A AGUIARFLORESTA em parceria com a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, pretende criar no actual parque florestal de Tinhela um Parque Micológico que englobe distintas áreas da micologia.

Numa região em que a apanha de cogumelos tem uma tradição muito enraizada, pretende-se, com a instalação deste parque, melhorar o conhecimento local acerca dos cogumelos, praticas de apanha e conservação, criar condições para acrescentar valor aos cogumelos que hoje em dia já são comercializados e introduzir novas técnicas produtivas de plantas e de cogumelos que permitam reduzir a dependência das condições atmosféricas.
 
O Projecto desenvolve-se em três locais e na sua envolvente:
 
                A) Centro de interpretação (Casa do Cogumelos)
 
A instalar na antiga casa florestal do parque de Tinhela, este centro será constituído pelas distintas áreas: 1) Recepção, 2) Zona informativa , 3) Zona de apoio à identificação, 4) Cozinha para desenvolvimento de acções de degustação micológica,  5) Zona apoio à comercialização de cogumelos silvestres (Recepção, Classificação, Armazenamento, Conservação).
 
Este espaço será o elemento inicial de todos os percursos e acções a desenvolver no Parque, de onde iniciaram os percursos micológicos que percorrem os distintos habitats do parque. Ao longo de cada percurso serão colocados painéis informativos com realce para as espécies passíveis de frutificar naquela zona, características das mesmas e dos habitats que as proporcionam.
 
                B) Viveiros Florestais.
 
Pretende-se reabilitar os antigos viveiros florestais para produzir plantas autóctones micorrizadas como incentivo à protecção das plantas contra alguma doenças fúngicas (Castanheiro). Este espaço terá uma estufa para realizar a germinação das plantas e conta ainda com a reabilitação de uma construção de apoio ao viveiro.
 
                C) Área de produção de cogumelos saprófitas.
 
Na zona junto das antigas eiras pretende-se instalar um jardim micológico constituído essencialmente por espécies saprotitas que se consigam manter em produção quase todo o ano de forma a poder atrair visitantes todo o ano sendo que nas épocas de produção natural (Outono e Primavera) este espaço servirá de complemento às espécies presentes ao longo de todo o parque. Nesta zona será instalada uma unidade de produção de cogumelos em troncos de madeira que tem por objectivo demonstrar novas tecnicas de produção de cogumelos e contribuir para a sustentabilidade económica do projecto. Estes cogumelos serão produzidos a partir de madeira resultante da beneficiação de povoamentos florestais. A área de produção tem distintas zonas que correspondem às distintas fases produtivas destes cogumelos: zona de inoculação, zona de incubação, zona de indução da frutificação, zona de frutificação.

 

 
 
  Floresta
Projectos Florestais
ZIF's
Certificação Florestal
Fogo Controlado
Sapadores Florestais
Pragas e Doenças
 
  Apicultura
Associados Apicultores
Programa Apícola Nacional
Zona Controlada
Assistência Técnica
Modo Produção Biológico
Formação
 
  Castanicultura
Associados Produtores
Assistência Técnica
Formação
Projecto-REFCAST
Gastronomia
 
  Micologia
Produtores/Recolectores
Assistência Técnica
Formação
Parque Micólogico
Gastronomia
 
  Caça & Pesca
Associados-Caça
Assistência Técnica-Caça
Formação-Caça
Associados-Pesca
Assistência Técnica-Pesca
Formação-Pesca
 
  Ambiente
Visita à Região
Educação Ambiental
 
 
CAMPANHAS
campanhas
 
 
 
"Arvore Mãe"
"Ideias Sustentaveis"
 
 
PARCERIAS
 
 
NOTÍCIAS
III Simpósio Nacional da Castanha - Bragança 2018  
AGUIARFLORESTA participou no Fórum Nacional de Apicultura que vai decorrer de 16 a 18 Novembro de 2018 em Castelo Branco  
IX Encontro Europeu da Castanha - Espanha  
Projeto ClimCast  
Modelo Zip C - Para a Publicitação de Audiência Final  
AGUIARFLORESTA participa na reunião do Conselho de Direções da FORESTIS  
PROJETO TRANSFERCASTANHA  
Aguiarfloresta no "Transfer-Castanha"  
REBANHOS DE CABRAS: UMA DAS SOLUÇÕES PARA A GESTÃO DO FOGO  
1º Raid Fotográfico “Cogumelos Silvestres”  
1º Raid Fotográfico “Cogumelos Silvestres”  
AGUIARFLORESTA participa no 8º congresso florestal nacional  
Encontro Europeu da Castanha de 14 a 16 de Setembro em Itália  
XVIII Fórum Nacional de Apicultura  
FORMAÇÃO MOD. CERTIFICADA_"Maneio Apícola"